Vacas

Lotes de Tourinhos
4 de setembro de 2016
manejo-fazenda-fontenelle
Guzolandas
31 de agosto de 2016
Exibir tudo

Vacas

fazenda

fazenda

O Guzerá NF recebeu neste evento inquestionável reconhecimento, trazendo com Duque e Dalila, guiados pela mão segura de Etelvino, os dois grandes campeonatos da raça. E para encerrar a festa, Parev Celawati da Cachoeira arrebata o Melhor Conjunto Progênie de Pai.

Napoleão Fontenelle tem a grande e justa alegria de receber, com ampla margem de pontos, o título de Melhor Criador da Raça que sempre amou.

Em 1986, em honra ao mérito do grande selecionador, foi criado pela Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil o Troféu Napoleão Fontenelle, concedido à Fêmea Guzerá de Melhor Caracterização Racial, em diversas exposições brasileiras.

Muitas foram as vitórias e alegrias. Muitos têm sido os amigos, unidos pela paixão comum pelo Guzerá.

O profissionalismo e o carinho de Camilo Collier pela raça azulega, elevaram Urutú NF ao status ímpar de Tetracampeão Nacional em Uberaba.

Urutú NF com mais de 1000 kg de peso vivo se revela melhorador para leite, para carne e para raça, numa materialização do sonho do touro completo.

Em 1991, sob a entusiasta administração do criador José Marinho Peres, Haroldo Fontenelle, prontamente apoiado pelos amigos e grandes selecionadores da raça, Roberto Martins Franco, Francisco José de Araújo Lutterbach e José Maria do Couto Sampaio, estabelecem o Núcleo de Guzerá Leiteiro de São Pedro dos Ferros.

E o Núcleo, com o carimbo NF estampado a fogo em 1/3 da vacas aferidas, pelas altas produções de leite obtidas, ganha reconhecimento internacional e demonstra aos técnicos e criadores incrédulos o alto potencial do Guzerá também na produção de leite.

Teimosia NF

Teimosia NF, no Núcleo de São Pedro dos Ferros, produziu 4.162 kg em 365 dias, com 4.40% de matéria gorda, em Controle Oficial da Associação Brasileira de Criadores (ABC). Como ela, muitas outras vacas NF ultrapassaram no Núcleo o patamar de 4.000 kg de leite em 365 dias.

Vacas NF, de fina caracterização racial, têm conquistado bons resultados em torneios leiteiros em muitos certames, inclusive no mais disputado, o de Uberaba.

Quem não se lembra em 1992 dos 25 kg de leite/dia, sem ajustes, da bela Alvura NF, com seu temperamento perfeito. Neste mesmo ano, Traíra NF, com 31 kg/dia ajustados para 4% MG, arrebata o troféu de Grande Campeã do Torneio Leiteiro da Raça Guzerá e o de Melhor Úbere da Raça Guzerá. Em 1994, Jacui NF torna-se o vencedor de Prova de Ganho de Peso Oficial da ABCZ, orientada pelo Prof. Barrison Villares, com ganho médio de 1,340 Kg/dia.

Araponga NF, de Sinval Martins de Mello, sagra-se BI-Campeã do Concurso Leiteiro em Uberaba, com produção média de 14,35 Kg/dia e MG de 6,2% em 1995 e de 19,5 Kg/dia e MG de 5,5% e Melhor Úbere em 1996.

Em 1998, Favorita NF, de Paulo Emilio de Almeida Carneiro, conquistou o Campeonato do Concurso Leiteiro em Uberaba, com produção média de 24,62 kg/dia e Melhor Úbere. Coroa NF, linda vaca, de Sinval Martins de Mello, produz 19,85 kg/dia com MG de 4,1%.

Em 99, Hematita NF torna-se a recordista de produção de embriões da raça Guzerá, com a incrível produção de 37 embriões viáveis em uma única coleta. Em 2005 Ucha NF sagra-se Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares, com produção média de 19,65 kg/dia. Dois anos depois, Corôa NF repete o feito da sua mãe Ucha NF. É Campeã Vaca Jovem do Concurso Leiteiro de Governador Valadares 2007, com a produção média de 21,27 Kg/dia.

Em 2012, Grana FIV NF, da Sociedade Educacional Uberabense (UNIUBE), sagrou-se Grande Campeã, além de Campeã e Melhor Úbere da Categoria Fêmea Jovem, tornando-se a atual Recordista da Raça Guzerá na Categoria Fêmea Jovem, no Concurso Leiteiro da Feileite/2012, com produção diária média de 26,87 kg aos 2 anos e 10 meses.

Em 2013, Gabiroba FIV NF, de Marcelo Garcia Lack, sagra-se Recordista da Raça Guzerá na Categoria Vaca Jovem, no Concurso Leiteiro da ExpoZebu, com produção média de 33,74 kg/dia.

Em 2015, Luter NF, filho de Encanador Villefort e Filha NF, top 7% no PMGZ2, foi o único reprodutor Guzerá escolhido para participar do PNAT 2015. No Ranking do Guzerá Aptidão Leiteira 2015/2016, o Guzerá NF marcou presença: i) Ubá NF sagra-se a segunda Melhor Matriz; ii) Hospedeira FIV NF, de propriedade de Ana Vera Marquez Palmério Cunha, é apontada como a segunda Melhor Fêmea Adulta; e iii) Jacente NF, de propriedade de Marcelo Garcia Lack e Outros - Condomínio, alcança o 1º lugar na Categoria Melhor Fêmea Leiteira - Vaca Jovem. Na ExpoAgro 2016, em Governdor Valadares - MG, o Guzerá NF obteve a classificação de Melhor Expositor, pelos expressivos prêmios recebidos. Em 2016, Manso FIV NF (top 2%) e Manancial NF (top 7%), são escolhidos, respectivamente, para participar da 17ª Bateria do Teste de Progênie para Leite, na categoria opção de linhagem, e do PNAT 2016.

Como um reconhecimento vivo de qualidade, o Guzerá NF está em centenas de rebanhos no Brasil. E também na Colômbia, na Venezuela e no México, levando sempre a força e a beleza da raça Guzerá.


PAREIROS

  • abcz
  • guzerá
  • ANCP
  • EMBRAPA
  • logo_2