Melhoramento

A seleção do Rebanho NF, que durante décadas foi balizada pela observação e experiência, passou com sucesso para a moderna avaliação genética, que se vale da ciência de melhoramento animal e do processamento de grandes volumes de dados para maior precisão.

Na 1ª fase se eliminou exaustivamente defeitos raciais, morfológicos e funcionais. Buscou-se sem tréguas todas as linhas genéticas que pudessem acrescentar mérito. Na fase atual, a genética NF com bons níveis de fertilidade, homogeneidade e harmonia dos seus animais, muda métodos e rumos.

Agora é seleção para o desempenho zootécnico e adequação a critérios comuns e padronizados de valor zootécnico. Acasalamentos programados para otimizar a produtividade.

O O Guzerá NF participa do Programa de Avaliação Genética da Raça Guzerá da Associação Nacional dosCriadores e Pesquisadores (ANCP/USP); do Controle Leiteiro Oficial da ABCZ, do Programa de Melhoramento Genético das Raças Zebuinas (PMGZ) (Controle de Desenvolvimento Ponderal) e do Centro Brasileiro de Melhoramento Genético da Raça Guzerá (CBMG²), além do Programa de Melhoramento do Guzerá para Leite (ABCZ/EMBRAPA). As condições de manejo se mantém dentro da tradição do rebanho, que é criar sem artificialismos e observando-se sempre a realidade nacional de produção de carne e leite. Baixos custos.

PAREIROS

  • abcz
  • guzerá
  • ANCP
  • EMBRAPA
  • logo_2