História

A criação do Guzerá NF foi iniciada em 1928 por Napoleão Fontenelle.

Ele identificou a necessidade do Zebu para a pecuária no Espírito Santo. No início foram introduzidos Guzerá, Nelore e Gir nas terras montanhosas e exauridas pelo plantio de café. Logo nos primeiros anos o Guzerá demonstrou na prática maior produtividade.

Em 1945, o rebanho de Guzerá foi transferido para a Fazenda Fontenelle, em Baixo Guandu.

Em 22 de maio de 1956, um grupo de criadores reconheceu o grande valor da raça Guzerá para a pecuária brasileira fundando a Associação dos Criadores de Guzerá do Brasil (ACGB), para o aperfeiçoamento e expansão da raça.

O Deputado Napoleão Fontenelle foi um dos sócios fundadores e o 1º presidente da ACGB.

Em 1958, o Dr. Napoleão foi estudar o Guzerá na origem: viajou à Índia. Na formação do Guzerá NF, foram utilizados animais de diversos criadores, entre os quais destacamos: João Carlos Burguês de Abreu, Allyrio Jordão de Abreu, Otávio Machado, Celso Garcia Cid e Antônio Ernesto Werna de Salvo.

Desde o início da formação do rebanho NF, foi dada prioridade à pureza racial, aliada à produtividade em leite e peso.

Em 1972, Haroldo Fontenelle assumiu a administração da Fazenda Fontenelle tendo como objetivo o aumento da produtividade do rebanho, sem prejuízos da aprimorada caracterização racial. Em 1991, Haroldo Fontenelle participou da fundação do Núcleo de Guzerá Leiteiro de São Pedro dos Ferros e, em 1992, do Centro Brasileiro de Melhoramento do Guzerá (CBMG). Para ganhos de produtividade pelo melhoramento genético, implementou-se o uso da inseminação artificial com sêmen dos melhores touros da Raça. A transferência de embriões passou a ser utilizada para multiplicar mais rapidamente as boas características dos animais NF de maior valor.

Todo o trabalho desenvolvido por Haroldo contou sempre com a atenciosa e incansável colaboração de suas duas irmãs, Maria Luiza e Gerusa Fontenelle.

Maria Luiza, foi responsável, desde 1976, pelos apontamentos zootécnicos do rebanho NF - foram mais de 15 mil produtos que nasceram desde então. Gerusa, bióloga por formação, está mais voltada para um trabalho de preservação do meio ambiente, embelezando com árvores e jardins a a Fazenda Fontenelle. Suas pinturas delicadas também enfeitam o mobiliário e as paredes da casa sede.

PAREIROS

  • abcz
  • guzerá
  • ANCP
  • EMBRAPA
  • logo_2